Um truelo (se é que essa palavra existe)

         Três pessoas, A, B e C, participavam de um desafio mortal, um truelo, uma espécie de duelo a três. Nesse desafio, cada um deles deveria escolher um dos dois outros para dar um tiro. O participante A não era muito bom de pontaria e tinha uma chance de 30% de sucesso. O participante B, por sua vez, tinha uma chance de sucesso e 60% e C não errava um tiro: em cem por cento dos casos, acertava fatalmente o alvo. (Considere que as únicas hipóteses são acertar fatalmente ou errar o alvo.)

         O combinado era que inicialmente atiraria A, em seguida, B e, finalmente, C, depois A novamente, seguido de B, de C etc. ... evidentemente, caso estivessem vivos. Cada um deles, repetindo, podia escolher seu alvo livremente. Como deve ser o primeiro tiro de A?



         O melhor que A deve fazer é atirar para cima, sem tentar acertar ninguém. Fazendo, isso, o próximo tiro é de B e o melhor que este deve fazer é mirar em C. Caso acerte, o próximo a atirar é A novamente, o qual terá alguma chance de acertar B e sair vivo.
Caso erre, certamente C destinará seu certeiro tiro em B, pois é a melhor forma de reduzir sua chance de morrer. A seguir, A tentará matar C, tendo alguma chance de sucesso.

         Esse curioso quebra-cabeça mostra que pode ser interessante deixar nossos adversários ou inimigos seguirem adiante, pois destruir um deles pode ser uma má escolha. Será que isso é considerado em algumas disputas esportivas ou políticas?




Nenhum comentário:

Postar um comentário