Problema na cozinha

Um cozinheiro recebeu uma encomenda: fazer uma torta em uma forma muito estranha, como aquela da figura. A torta deveria ser constituída de uma camada inferior com uma espessura exatamente igual às muitas outras tortas que ele fazia. Essa camada, então, seria coberta com uma deliciosa geleia. Mas como ele era um cozinheiro muito econômico, queria preparar uma camada de massa exatamente suficiente para cobrir a área da forma e, para isso, precisaria saber a área da forma. Ele estava acostumado a fazer tortas em formas circulares e retangulares e nesses casos, não tinha nenhuma dificuldade em calcular a área, mas essa forma era muito estranha.



         Na sua cozinha tinha tudo o que deve ter em uma boa cozinha, a até mesmo, uma régua. Como ele poderia medir a área da forma?


         Talvez uma forma prática seja a seguinte. Ele derrama na forma uma determinada quantidade de água conhecida, por exemplo, um litro. A seguir, mede a espessura da camada de água. Dividindo o volume – um litro – pela espessura, ele obterá a área da superfície da forma a ser coberta com sua massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário