Os motoqueiros e a mosca

Dois motociclistas partiram, no mesmo horário, de duas cidades, afastadas de 200 km uma da outra, seguindo pela mesma estrada, mas em sentidos opostos. Os motoqueiros andavam a 100 km/h. Uma mosca, que no início da viagem estava pousada no nariz de um dos motociclistas, voou, assim que eles começaram a viagem, seguindo pela mesma estrada, até o nariz do outro motociclista, pousando nele e partindo imediatamente até o nariz do primeiro motociclista. A mosca, que conseguia viajar à surpreendente velocidade de 200 km/h (era uma mosca especial), continuou fazendo essas viagens, de um nariz a outro, até que os dois motociclistas se encontraram no meio  da estrada. Que distância a mosca percorreu?





Considerando as velocidades dos motociclistas e a distância entre as cidades, concluímos que eles demoraram uma hora até se encontrarem. A 200 km/h, em uma hora a mosca percorreu 200 km. Fácil, não é?
Então, para compensar, aqui vai outra. Um homem remava rio acima a uma velocidade de 1 km/h em relação à margem do rio. O rio corria a 2 km/h. Em um certo momento, o chapéu do remador caiu na água, mas ele só percebeu isso depois de 15 minutos remando. Quanto tempo o remador precisa remar rio abaixo até encontrar seu chapéu?

A resposta também é fácil. A velocidade que um barco se desloca em relação à água não depende da velocidade com que o rio corre. Como o chapéu é carregado junto com a água do rio, o remador precisa remar, rio abaixo, os mesmos 15 minutos.  





http://enigmatemagica.blogspot.com.br/

=============================================
Mande sua opinião para enigmatemagica@gmail.com ou coloque-a aqui na forma de um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário