Um filósofo muito sistemático

Immanuel Kant, segundo seus biógrafos, o filósofo prussiano Immanuel Kant, nunca saiu de sua cidade natal, Königsberg (na então Prússia, atual Kaliningrado, na Rússia), e era monotonamente pontual e metódico. Dizia-se que seus passeios à tarde eram tão pontuais que as pessoas podiam usar sua passagem para acertar os relógios. Metódico como era, Kant sabia, claro, quanto tempo durava cada passeio.


         Dizem que um dia, sua empregada esqueceu de dar corda em seu relógio de parede e seu relógio de bolso estava no relojoeiro, para uma necessária limpeza. Nesse dia ele saiu, como era habitual, para visitar um amigo, que também tinha um relógio de parede. Ao voltar e chegar em casa, Kant pode acertar exatamente seu relógio de parede. Como Kant conseguiu essa proeza?

😉  ESTE BLOG VIROU LIVRO. CLIQUE AQUI PARA VER  😉

Como ele era metódico, sabia exatamente quanto tempo demorava a caminhada da casa de seu amigo até sua casa. Assim, bastou olhar a hora no relógio no momento em que saiu da casa de seu amigo, somar o tempo gasto no percurso e acertar, precisamente, seu relógio de parede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário