Mais uma travessia

Três aventureiros precisam atravessar um rio. Mas eles não sabem nadar e o rio é muito profundo para atravessar andando. Felizmente, eles encontram dois garotos com um bote que aceita ajudá-los. Mas o pequeno barco só pode transportar os dois garotos ou um dos aventureiros, pois cada garoto pesa a metade de um aventureiro. Com a ajuda dos garotos, os três aventureiros conseguiram atravessar o rio. Como isso foi feito?



Primeiro, os dois garotos atravessam o rio; em seguida, um deles volta com o barco; na próxima viagem, vai um dos aventureiros; o barco volta com o outro garoto; depois, vão novamente os dois garotes; a seguir, um deles volta; na próxima viagem, o outro aventureiro vai para a outra margem; o garoto que estava lá volta com o barco; em seguida, vão novamente os dois garotos; depois, um deles volta; então, o terceiro aventureiro vai. Finalmente, o garoto que estava na outra margem volta.
Ao todo, foram onde travessias do rio. Se fossem apenas dois os aventureiros, quantas travessias seriam necessárias para levá-los para a outra margem?


Nenhum comentário:

Postar um comentário