Uma formiga azarada




Uma pobre formiga está em um extremo de um elástico de 10 cm de comprimento. No outro extremo do elástico está um delicioso grão de açúcar A formiga não teria nenhuma dificuldade para chegar até o grão de açúcar se não fosse o fato que o elástico é segurado por uma criança que o estica de 10 cm, instantaneamente, a cada vez que a formiga anda um centímetro. O elástico é esticado por um todo, tanto o pedaço que a formiga já andou como o trecho que a separa do grão de açúcar.

Se inicialmente a formiga estava a 10 cm do grão de açúcar, depois de andar um centímetro, o elástico será esticado até ter 20 cm de comprimento, de tal forma que o trecho andado passará a ter dois centímetros e o trecho a andar, 18 cm. Mais um centímetro andado, e a criança estica o elástico de mais 10 cm, fazendo com que o trecho andado passe a ter 3 cm e o grão de açúcar fique a 17 cm de distância da formiga.

Como este não é um problema da vida real, imagine que o elástico pode ser esticado indefinidamente e a formiga não deixará, nunca, de se deslocar em direção ao açúcar. A formiga conseguirá chegar até o grão de açúcar?







Aparentemente, a distância a ser percorrida até o açúcar aumenta cada vez que o elástico é esticado. Afinal, no início, a formiga estava a 10 cm do açúcar; depois de andar um centímetro e o elástico ser esticado para 20 cm, ela estará a 18 cm do açúcar (lembre-se o elástico se estica totalmente, tanto na parte já percorrida pela formiga como na parte ainda a percorrer). Mais um centímetro andado, ela ficará a 17 cm do açúcar. Mas, aí, o elástico é novamente esticado; a distância percorrida é passa a ter 4,5 cm, mas o grão de açúcar estará a 30 cm-4,5 cm=25,5 cm. Portanto, parece que a formiga jamais alcançará o precioso grão de açúcar.
         Mas não é bem assim. Vamos voltar aos números harmônicos. No primeiro movimento, a formiga terá andado 1/10 do total a ser percorrido. No segundo movimento, quando o elástico tiver 20 cm, ela andará 1/20 do total. No terceiro movimento, quando o elástico tiver 30 cm, ela andará 1/30 do total. Portanto, depois de n movimentos, ela terá andado uma fração do total igual a
1/10+1/20+1/30   +1/10n .


Como essa soma é do mesmo tipo que as somas que encontramos nos problemas do deserto, ela crescerá sempre que n crescer. A questão a saber é qual será o valor de n para que a soma seja igual a um. Pois bem, n será 12.367 e quando a formiga atingir o açúcar, o elástico terá mais do que 1,2 km de comprimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário